As mídias modificam a forma de
pensar e agir das crianças e jovens, na medida em que criam necessidades,
orientam costumes e hábitos, manipulam e impõem a ideologia capitalista do
consumismo. Na internet é possível
acessar informações de toda
origem e nem sempre os jovens e crianças sabem distinguir o que é bom. Os jogos
que eles mais gostam e utilizam por
longo tempo em suas casas não são
os educativos e pedagógicos. É certo que
muitos alunos fazem pesquisa escolar na internet, mas será que leem os textos , ou copiam e
colam? E a comunicação por meio das redes sociais com palavras escritas pela
metade?
Os pais precisam impor aos filhos limite de
tempo gosto no computador para diversão, pois os alunos precisam estudar um
pouco em casa, os deveres escolares são
muito importantes, e ainda ficarem
atentos os perigos da comunicação de seus filhos, com pessoas estranhas.
Os nativos digitais têm muito mais facilidade,
tempo e disposição para utilizar as tecnologias da informação que as gerações
anteriores, seus pais e professores. Sendo assim, os professores precisam
encarar este desafio com estudo e dedicação, para superar as dificuldades. Os alunos estão acostumados a realizar
atividades por meio das tecnologias, sem
muito esforço, e muitos demonstram desinteresse pelas aulas, não querem
ter trabalho de pensar, ler. Desta forma as mídias , possibilitam aula mais atrativas e
interessantes para os alunos , são excelentes recursos para o trabalho
pedagógico, ajudam o professor a ensinar os conhecimentos científicos e com
certeza podem contribuir muito para o
ensino aprendizagem.